CAPÍTULO 12 - ECOLOGIA

 

Problema: a Natureza tem sido primeiramente como deposito de recursos a serem gerenciados, colhidos, e industrialmente processados para consumo humano não moderado. Esta filosofia materialista está acelerando a distribuiçao dos sistemas ecológicos do planeta.

Solução: uma visão totalitária em relação à Natureza é requerida para que se incorpore a dimensao espiritual.

 

FUNDAMENTOS ESPIRITUAIS PARA UMA SOCIEDADE ECOLOGICA SUSTENTAVEL

Sumário:

Alterações ambientais rapidamente progressivas - aquecimento global, degradação do solo, desgaste do ozônio, desmatamento florestal, e espécies em extinção - ameaçam o delicado equilíbrio ecológico da Ecosfera. Como o século XX chega a um final, a ameaça de degradação irreversível dos sistemas de vida do planeta, devido a estes e outros perigos vem para tomar o lugar da guerra nuclear como a preocupação primaria da segurança coletiva.

A resposta predominante a esses e outros assuntos ficou focada no conceito de desenvolvimento sustentável.

..............

Decisões precisam reconhecer os limites químicos e fins biológicos dos ecossistemas e ecosferas como um todo. Contudo, crescimento econômico continuo ainda é considerado necessário, particularmente se nações não industrializadas estejam por recolher grandes segmentos das suas populações da pobreza. Desenvolvimento sustentável, portanto, une assuntos de ambiente e desenvolvimento. Do ponto de vista dos grupos da "ecologia profunda", ecofeminismo e ecofilosofia, o desenvolvimento sustentável presente não aproxima........

Vai longe suficiente quando em se tratando de examinar as atitudes culturais com relação à Natureza.

Os ecologistas profundos sugerem, "O que é preciso" é ao desenvolvimento de uma consciência biológica de que outras formas de vida têm valores intrínsecos, e nós não estamos acima do resto da Natureza. A ecologia profunda se baseia na diversidade de tradições filosófica, cultural e espiritual, assim como a ciência da ecologia. Isto afirma que além da nossa estreita compreensão materialista científica da realidade, os aspectos materiais e espirituais da realidade andam juntos. Isto pergunta qual sociedade, qual educação, qual forma de religião é benéfica para toda a vida no planeta como um todo.

Ecofeminismo acredita que as mulheres são mais harmonizadas com a interrelação de vida e o desenvolvimento de uma sensibilidade ecológica requer uma reavaliação da experiência feminina e maior envolvimento da mulher na produção de conhecimento.

Ecofilosofia, em adição à consciência ecológica, é holístico e global e se preocupa com sabedoria, qualidade e saúde. Parece que os seres humanos, tais como agentes espirituais em um mundo envolvente fundamentado com graça e significado, e portanto enfatizador de responsabilidade participatória, compaixão, e responsabilidade.

A chamada feita por ecologistas profundos e outros teoricistas sociais para uma escala decentralizada menor, economias e tecnologias baseadas na comunidade, à primeira vista, parecem representar um movimento na direção oposta à Globalização. É em pequena escala que a responsabilidade individual pode ser suportada por uma participação comunitária democrática, e que tecnologia pode se tornar harmoniosa e mais apropriada ambientalmente.

Existe uma relação de 3-dobras(MULTIFACETADA?) entre princípios de unidade envolvendo a Natureza. Existe uma coesão entre a diferenciação sempre maior da vida, e um espírito fundamental que anima toda a existência. A prevalecente visão da Natureza como um ambiente composto por ar, solo e organismos, é, portanto, inadequada. A própria palavra ambiente implica algo externo, periférico a algo assumido como objeto central de preocupação, seres humanos. À medida que começamos a entender os princípios ecológicos de que tudo é conectado a tudo mais no mundo físico, vamos aprendendo que a verdade do lei espiritual essencial da unidade que carrega e anima toda a criação. O paradoxo entre nossa singularidade com o resto da existência e nossa separação disso tudo pode ser vista pela reflexão mais profunda como representante da multidimensionalidade do nosso humanismo. Uma atitude de medo e gratidão através da Terra e Natureza é parte da humildade espiritual conquistada. Humildade significa literalmente a base, ou húmus.

Desenvolvimento de novas atitudes de respeito para uma cooperação com a Natureza requer, antes de tudo, uma visão do todo na nossa relação com a Natureza. Isto exige uma perspectiva da evolução humana e propósito humano que unifique realidades material e espiritual.

Apreciação da criação é sagrado e completo, e a compreensão do papel dos seres humanos a ser conscientes, dignos de compaixão, e participantes criativos na evolução da vida são requisitos conceituais fundamentais para que se alcance uma sociedade ecologicamente sustentável. O desenvolvimento dessa sociedade, contudo, requer não apenas uma transformação nas nossas atitudes e valores individuais, mas também uma completa e reformada das nossas estruturas sociais.

Unidade planetária é um necessário e inevitável prazer do desenvolvimento coletivo espiritual e material. Isto também clama por uma reflexão no mundo de humanidade da singularidade fundamental na totalidade de criação e requer um novo entendimento do relacionamento de partes entre cada um e com o todo. Restauração do senso de totalidade a um nível consciente é um processo relacionado à origem do significado de RELIGIÃO - reconectar ou unir de volta. Sistemas de pensamento e governança devem direcionar a novos padrões e instituições necessárias para uma administração cooperativa de um crescimento mundial interdependente.

A chamada feita por ecologistas profundos e outros teoricistas sociais para tecnologias e economias descentralizadas, em pequena escala, baseadas em comunidade, à primeira vista, parecem representar movimento em uma direção oposta à Globalizaçao. É em uma pequena escala que a responsabilidade individual pode ser mantida por uma democracia comunitária participativa e que tecnologia pode ser humanizada e tornada mais apropriada ambientalmente. Uma sociedade global é aquela baseada em auto-confiança individual, familiar, e local, integrada à interdependência sofisticada a níveis nacionais e globais.

A emergência de uma nova ordem requer instituições apropriadas para a coordenação global e para o cultivo do reforço individual e coletivo.

CAP 11 <<< >>> CAP 13